Limpeza de casa

Uma dúzia de dicas para limpar tudo em casa

Uma dúzia de dicas para limpar tudo em casa

 

Isenção de responsabilidade: O autor deste artigo sobre limpeza da casa tem pouco conhecimento sobre o assunto. Para isso, recorri à Sra. Rosa e outras fontes confiáveis.

Oh, espere, eu tenho alguma experiência com limpeza desde os seis anos de idade e pequena o suficiente para caber debaixo da mesa da sala de jantar para limpar as macas entre as pernas, conforme indicado pela minha mãe. Ainda me lembro de estar tão orgulhoso de contribuir para a rotina semanal de limpeza de pó com o artigo Uma dúzia de dicas para limpar tudo em casa.

Pelo pouco tempo que durei como solteiro depois que saí de casa, a maior parte da tarefa não foi feita. (Alegrei-me quando li no The New York Times o perfil de um artista excêntrico que nunca espanou e afirmou que, depois de dois anos, você não pode dizer a diferença.) Então, depois do casamento, e desde aquela época, nós teve sorte de ter uma pessoa ou serviço de limpeza para fazer o trabalho. Era o único desejo de minha esposa quando nos casamos.

Ao pesquisar as maneiras mais fáceis e melhores de limpar a casa, encontrei o guia mais conciso e completo sugerido pela Nationwide Insurance, que compartilho em forma de esboço com os leitores.

  1. Limpe a casa inteira, não um cômodo de cada vez.

    A Nationwide diz que a limpeza é muito mais eficiente se for feita uma tarefa de cada vez (espoeirar, aspirar, esfregar). A limpeza é muito mais eficiente se uma tarefa de cada vez for feita em todos os cômodos da casa, em vez de limpar a cozinha, os banheiros e depois os quartos em sua totalidade. Concluir uma tarefa específica em toda a casa evita que o proprietário se sinta preso em um ciclo de limpeza sem fim, iniciando a mesma tarefa repetidamente.

  2. Reúna todas as ferramentas de limpeza necessárias em um caddy. Seja um caddy, balde ou bolsa, ter tudo o que é necessário para limpar em um local portátil facilita muito o trabalho. Não há perda de tempo procurando ferramentas ao limpar ou se preocupando em recolhê-las antes da próxima rodada programada.
  3. Limpe a desordem. Antes de iniciar o processo de limpeza, vá de sala em sala e pegue a bagunça. À medida que cada item é recolhido – revistas, livros de bolso bem lidos, etc. – considere se deve ser guardado, jogado fora ou doado.
  4. Poeira e vácuo. Concentre-se em tirar o pó das partes superiores dos móveis e da parte inferior das prateleiras, corrimãos, porta-retratos, bugigangas e telas de TV e computador. Para áreas de difícil acesso, como persianas e prateleiras superiores, amarre um pano de microfibra na ponta de um esfregão ou vassoura.
  5. Limpe espelhos e vidros. Use um pano de microfibra úmido, seguido de um pano seco para limpar todos os espelhos e superfícies de vidro.
  6. Desinfetar bancadas e áreas de superfície. Limpe as superfícies duras – de bancadas, eletrodomésticos e armários a maçanetas, interruptores de luz, controles remotos de TV e telefones. Essas superfícies devem ser desinfetadas, principalmente aquelas que podem levar germes aos dedos e rostos das pessoas. Uma boa solução de desinfecção não tóxica pode ser feita com um quarto a meia xícara de vinagre branco ou de maçã com um copo de água.
  7. A melhor fórmula para limpar utensílios de cozinha. O método mais simples de todos? Encha um borrifador com vinagre branco não diluído, borrife o aparelho e depois limpe.
  8. Concentre-se em banheiras, pias e vasos sanitários. Pulverize o limpador na pia da cozinha e depois nas pias do banheiro, banheiras e vasos sanitários. Deixe descansar por alguns minutos para dissolver a sujeira e as manchas. Em seguida, volte para a cozinha e comece a esfregar. Limpe o interior do micro-ondas. Banheiros limpos por último.
  9. Varrer, depois esfregar. Varra o chão da cozinha e do banheiro. Comece a esfregar do canto mais distante da sala e mova-se para trás em direção à porta. (Deve ser óbvio, mas não se esfregue em um canto.) Enxágue o esfregão toda vez que completar uma área de 1,2 por 1,2 m.
  10. Algumas tarefas não precisam ser feitas a cada semana. Isso inclui encerar os móveis, limpar as janelas e lavar tapetes e tapetes de banheiro. Inspecione esses acessórios e use seu próprio julgamento.
  11. Não se esqueça de lavar rotineiramente suas ferramentas de limpeza. Uma parte muitas vezes esquecida da limpeza da casa é a manutenção das ferramentas de limpeza. Usar um esfregão sujo ou um aspirador com um saco cheio é muito menos eficaz.
  12. Faça da limpeza uma atividade em grupo. Tornar a limpeza um esforço de equipe é uma das melhores maneiras de limpar uma casa rapidamente. Agende um horário com antecedência com sua família e atribua tarefas a cada pessoa. Trabalhar em conjunto pode adicionar um pouco de diversão à limpeza, e sua casa ficará brilhando rapidamente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.